Neither in the dark, neither in the light. We write our stories covered by shades.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Arte de Fantasia "Medieval"

Esse post tá enorme, mas eu garanto que se você é artista ou fã de arte "medieval" fantástica vai achar interessante. (Discutindo estilo, e não coisas "lindíssimas" como essa http://www.wizards.com/dnd/images/rod_gallery/86313.jpg )

Eu adoro a arte dos livros de RPG. Confesso que um dos motivos de querer jogar D&D foi a arte do 3.5.. Eu adoro criaturas e raças e Monster Manuals.

Mas caramba, a Arte dessa nova geração de livros não está me agradando. Tem mais técnica. Photoshop e Painter de montão.. Mas.. Parece sem identidade. Além disso tem armaduras ridículas demais, cores demais (Cheguei a contar 20 cores diferentes em uma roupa de um livro de D&D 4), e agressão demais.

Eu sempre vi mundos de "RPG-Fantástico (NADA)Medieval" como algo à se explorar. D&D 3.5 e AD&D me dão essa idéia! Mas a geração D&D 4 e Pathfinder está deixando a arte/descrição das coisas EXTREMAMENTE agressivas.´

Há uma imagem em 4e de uma elfa matando um monstro sorrindo. E outra de um cara segurando uma gárgula para esmagá-la, com a criatura olhando com cara de pavor, tentando fugir. Essas imagens me foram ruins! Tem uma de um cara mutilando Krenshars.. PORQUE isso é legal? Eles são pouco mais que animais.

Vamos dar um exemplo. Behir, um simpático monstro-serpente de 12 braços.

No AD&D; http://guerrasdraconicas.files.wordpress.com/2009/05/behirart1a1.jpg Tem uma ótima descrição, física, de combate, com modos de vida.. Parece um programa do Discovery com um animal interessante, e que curiosamente odeia dragões. Caça apertando as presas, como uma cobra. É solitário. Os filhotes tem menos patas. Os chifres em suas cabeças servem para limpar escamas, não para lutar.

Behir do D&D 3.5 http://www.iwozhere.com/SRD/images/MM35_PG25.jpg Mais agressivo um pouco.. A descrição é um resumo da de AD&D, mas é boa (Fala a parte dos limpadores de escama). A criatura é neutra, e não parece que vai atacar a menos se provocada. Inteligentes, eles falam comum. Odeiam dragões, mas nunca entram num território de dragão por vontade própria. Se têm o covil invadido por um dragão, tentam de todas as formas expulsá-lo. Se não, procuram outro covil. ELES NÃO LUTAM ATÉ A MORTE PRA ISSO.

Behir do Pathfinder (Infelizmente não achei imagem, mas é agressiva) Começa dizendo que são territoriais e avaros. Que são egoístas. Que quando aventureiros tentam negociar com eles (O que é complicado) muitas vezes atacam antes de qualquer pergunta, por isso pra um acordo é preciso trazer de cara coisas que impressionem a criatura. Comenta que tem chifres ornamentais na cabeça (Afinal, se não é pra luta, não serve pra nada?) Diz que pode desgostar de dragões pois os relacionam com o dragão azul.

Behir do D&D 4 http://www.wizards.com/dnd/images/Monster2_gallery/116.jpg ..Pô! O que fizeram com o bichinho do AD&D? Que coisa satânica! "Behir is a multilegged serpentine horror (...) deadly hunters from the time they are hatched" Começa assim a descrição. Fala como são ferais, cruéis, comem pessoas e técnicas de luta. P****! Nada de desgostar de dragões, nada de limpadores de chifre? Que droga! Mataram o bicho, que coisa desinteressante!

Enfim, as descrições refletem na arte. Elas são dadas aos artistas que desenham, afinal. E tudo, TUDO atualmente está cheio de pontas, sangue, agressividade. Não é um mundo para se explorar, e sim um mundo para se lutar e matar. Foi sempre assim? Não! O livro de Diabos/Demônios de AD&D fala até de MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS desses caras! Tem um guia num livro de Sigil sobre como ter convivência pacífica com abissais, celestiais, elementais, etc.. Boa educação é Tudo!

Voltando à Arte..

Se for necessário eu upo depois umas imagens tensas de D&D 4. (Pathfinder segue o mesmo caminho) Pessoas com roupas com roxo, laranja, vermelho, azul, preto. Com 30 cintos e 20 facas penduradas no corpo, de preferência coloridas. Armaduras poluidíssimas, com trinta mil detalhes (Não funcionais, mas isso nem conta tanto) e cores berrantes (Coisa que iniciou com Wayne Reinolds, mas os imitadores dele não são tão competentes.. Ainda acho muita arte dele poluída.). Efeitos mágicos em no mínimo 60% das imagens, sempre cheias de ação (No 3.5 tem várias imagens de pessoas conversando, descansando, etc). Todas as que contém monstros (AKA Raças não Jogáveis, pois em algum dos livros de 4e diz que monstros são inimigos e aconselha o mestre a impedí-los de ser personagens jogadores.) estes estão apanhando..

Os estudos anatômicos, detalhes, demonstrações culturais.. Foram-se. Só há ação!

Outra coisa; sempre existiram artes conceituais nestes RPG. Uma base de como se parece tal criatura. Anões com cara quadrada, Elfos com olhos amendoados e virados pra cima.. Já são tão humanóides, o mínimo a ser feito é dar fisionomias e estruturas ósseas diferentes pras raças, certo? No 3.5 Todd Lockwood criou a base do que seriam até hoje as raças basicas de D&D anatômicamente.. E os personagens mascotes, como Mialee e Amber.

Há isso em Pathfinder (E eles até seguem, mas não acho as fisionomias tão legais) e no D&D 4 (A arte conceitual é ótima como a do D&D anterior e pode ser vista AQUI http://artorder.blogspot.com/2010/05/d-pin-up.html ). Mas eles são MUITO MENOS rígidos com isso, e eu acho isso muito triste. Por exemplo; a MUSA Mialee http://dungeonsdragons.iespana.es/imagenes/mialee.jpg é mais feia que um elfo comum.. Mas segue os padrões da raça; olhos estranhos e puxados, cara muito magra, maçãs da face salientes. Muitas das artes atuais de 4e de elfos, por exemplo, consiste em mulheres peitudas (Elfos são esguios, p***!) com fisionomia humana e orelhas pontudinhas! Que serviço porco, em, pessoal? O triste é que já ví muitos fãs "Ah, melhor assim, elfas eram horríveis, prefiro elas gostosas!".. É uma raça diferente! Que graça tem se parecerem humanos? Quer ver "gostosas", pega uma Playboy!

Termino com um último exemplo de detonação em uma raça legal; Githyankis. Eu adoro Githyankis, eles são feios, magrelos, aliens, tem uma sociedade bizarra e estrutura óssea igualmente bizarra. Gostam de coisas poluídas de tão rebuscadas e penduram um monte de coisas brilhantes no cabelo. E são piratas planares. Enfim.. Sociedade muito bem descrita em Planescape e muito bem desenhada por Tony Di Terlizzi, conhecido por muitos por ilustrar Changeling The Dreaming e o quadrinho no inicio de Werewolf e ter grande carga de fantasia em seu traço (O que é muito legal pra seres astrais como os Githyankis) http://strategieevolutive.files.wordpress.com/2010/02/githyanki1.jpg http://www.demonweb.com.br/planescape/Githyanki%20group.jpg

Dahora né? Bom, os tempos mudaram, e nossos piratas planares foram para a 3.5 http://www.settimatorre.com/razzefr/images/githyanki.jpg Estranha? Feia? Bolas ósseas nos joelhos e cotovelos? Ótimo! São bizarros mesmo! Mesmo sendo vilões viraram até jogáveis no Livro dos Psiônicos http://www.wizards.com/dnd/images/psi_races2.jpg junto com seus primos mais bonzinhos, os Githzerais. http://www.wizards.com/dnd/images/MotP/Githyanki_Githzerai.jpg Eles são feios e ameaçadores. http://www.wizards.com/dnd/images/xph_gallery/80455.jpg Essas duas imagens do Wayne Reinolds são lindas!

Chegando no D&D 4e; http://www.wizards.com/dnd/images/Monster_gallery/98.jpg Cara! Que imagem mais photoshop-sem-graça! E esses caras bombadinhos? Anatomia Humana demais.. Putz tem uma outra imagem com um Githzerai musculoso que me faz chorar.. Mas o fundo do poço é agora..

http://www.wizards.com/dnd/images/WorldsMonsters_Gallery/113198.jpg ....? O que é isso? Boquinha aberta? Cara de atriz pornô? Coxas, cintura torneada? http://www.ooze.com.br/wp-content/uploads/2009/05/phb3.jpg E essa Githzerai mostrando a cintura? Nem as bolinhas feiosas no cotovelo tem. Ai.. https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiiY3lZOp2tP6OtA8RIn80B6aNEEIYOsVSkA0HjHZ1pyxCSpGhpEvBBU76TbKKBiaEfFRjFMcgDpbKWRbgMoCt4_3gCVUY8zxZiNlaDWcU_x2F7GqxPudNg8cY2w8QBMzspHNuhQJxRrW4/s1600-h/PH3+3.jpg O cara que fez isso nem OLHOU a droga da arte conceitual do bicho! Githzerai cor de rosa? (Acreditem, isso é uma Githzerai, tava na parte deles no livro. Aliás, só eles são jogáveis, pois não pode jogar de vilão, e as Githyankis-boquinha-aberta são vilãs.)

Bons eram os velhos tempos! http://robertsongames.com/wp-content/uploads/2009/12/FiendFolioCover.jpg AGH MEU DEUS EU RETIRO. Na verdade a culpa não é das empresas, que só seguem pressão popular..

Resumindo; O que acham das armas coloridérrimas, dos designs com trinta facas, da maior agressividade das imagens atuais, dos monstros que antes eram mais fauna virando seres mais malignos, e da menos exigência com seguirem a arte conceitual (Libertador?)? Está tendo uma perda de identidade? Não? Isso é uma tendência atual? Acham isso legal e têm um ponto de vista diferente? Não é dúvida que a técnica dos desenhos é melhor.. Mas parece que falta algo.